Novas eleições

'Juiz Sérgio Moro está limpando a política brasileira', diz Marina

Marina lança em Brasília a campanha 'Nem Dilma, nem Temer'

acessibilidade:

A fundadora da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, disse no lançamento da campanha “Nem Dilma, nem Temer, nova eleição é a solução”, nesta terça-feira (5/4), em Brasília, que o juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava-Jato em Curitiba, está “limpando a política brasileira”. Ela se referiu aos parlamentares investigados e citados nos processos sobre desvio de dinheiro da Petrobras para abastecer campanhas políticas e partidos. O evento contou com a participação dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Cristóvão Buarque (PPS-DF), além da ex-senadora Heloísa Helena (Rede-AL).

No discurso da campanha que pede a saída da presidente Dilma Rousseff (PT) e do vice Michel Temer (PMDB) do poder, Marina foi enfática. “Parece que a nossa presidente não é razoável o suficiente em entender a magnitude da crise que está no Brasil. São cerca de 10 milhões de desempregados e a inflação nunca esteve tão alta”, abordou.

Marina também disse que impeachment não é golpe, como conclama incessantemente a presidente Dilma. “Impeachment está na Constituição. Ele não se fabrica. Além disso, não se derruba um governo apenas por não gostar dele”, discursou, sob aplausos.

A ex-presidenciável também criticou o PMDB. “Durante esses 12 anos o PMDB foi cúmplice dos crimes que o PT cometeu. Eles são iguais responsáveis pela atual situação do Brasil”. E completou. "Por isso não podemos pegar a laranja podre para aproveitar fazendo um suco", disse se referindo a Temer no lugar de Dilma.

O senador Randolfe foi mais firme sobre o assunto. “Golpe é roubar escancaradamente o povo brasileiro como está sendo feito. Não podemos aceitar mais isso. Devemos ir às ruas e pedir Diretas Já, assim como abril de outrora, para limpar o nosso Congresso Nacional”, esbravejou.

A ex-senadora Heloísa Helena foi bastante aplaudida e ovacionada pelos cerca de 200 presentes no salão azul do Hotel Nacional. Ela também convidou o povo brasileiro para tomar as ruas e pedir novas eleições presidenciais. “Com o fim das doações de grandes empresas, quem tem medo de eleição?”, questionou.

 

Ataque a Cunha
O deputado federal Aliel Machado, do Paraná, que representa a Rede na Comissão Especial do Impeachment, fez duras críticas ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). “Hoje nós temos um presidente da Câmara que já deveria estar na cadeia. A Procuradoria Geral da República já comprovou que ele tem contas secretas na Suíça e provou que é um corrupto”. E emendou: “novas eleições é o caminho mais legitimo para dar um rumo para o nosso país”.

O deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA) comentou a defesa de José Eduardo Cardozo, advogado-geral da União, na comissão do impeachment esta semana. “Temos que reconhecer que ele se esforçou. Mas se formos considerar a justificativa dele defendendo a presidente Dilma teremos que pedir desculpas de joelhos para o criminoso do senador Fernando Collor, que responde a mais de 300 processos. De joelhos!”. E também atacou Cunha: “Já devia estar preso”. Randolfe concordou.

 

Cassação
O partido Rede acha que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a instituição com legitimidade para decidir sobre a cassação da chapa Dilma/Temer, processo que está em tramitação no órgão.

"Está nas mãos do TSE. Se ficar comprovado que o dinheiro do Petrolão foi usado para as eleições, de forma espúria, há de se cassar a chapa", disse Marina. Para ela, o processo de impeachment "cumpre com a legalidade, mas não com a finalidade". A saída pelo TSE, defendeu Marina, "é o caminho ético". "Os ministros do TSE poderão devolver a 200 milhões de pessoas a possibilidade de reparar o erro a que foram induzidos a cometer."

 

Chapa de mulheres
Nos bastidores da campanha Heloísa Helena é franca favorita ao posto de vice na chapa de Marina Silva. Deputados e senadores apoiam a ideia. “Ela é bastante popular, tem apoio da massa e tem o espírito dessa campanha”, disse um. O deputado distrital Chico Leite, que representou a Rede do DF juntamente com Claudio Abrantes no evento, disse ao Diário do Poder que “Heloísa Helena é uma ótima ideia”.

Reportar Erro