Revistas semanais

'IstoÉ' aponta fator Joaquim na eleição e 'Veja' registra a Lava Jato no PSDB

Revistas abordam acontecimentos da semana e os efeitos na eleição

acessibilidade:

As edições deste fim de semana das revistas IstoÉ e Veja abordam o efeito na eleição de dois acontecimentos da semana: a filiação do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa ao PSB e definição do tucano Aécio Neves como réu no STF, por ter pedido R$ 2 milhões ao dono do grupo J&F/JBS Joesley Batista.

Para IstoÉ, o “fator” Joaquim Barbosa “embaralhou” a eleição e se transformou numa alternativa viável à polarização entre esquerda e direita, entre PT e Jair Bolsonaro. Na primeira pesquisa eleitoral sem o condenado Lula, Barbosa já aparece em terceiro lugar, com 10% das intenções de voto. Segundo a revista, Joaquim Barbosa “é socialista por convicção, mas é liberal na economia. Defende as privatizações”.

A revista Veja traz na capa matéria intitulada “Desgraça no ninho tucano”. Para a publicação, “pau que bate em Chico, bate em Francisco” no caso da decisão do Supremo Tribunal Federal de transformar em réu o tucano mais proeminente do partido. Segundo Veja, é a primeira vez desde o início da Lava Jato, em 2014, que um político do PSDB entre para o rol de processados no STF no âmbito da operação da Polícia Federal. O problema, no entanto, é o efeito dessa decisão na disputa eleitoral de outubro, diz a revista: o ex-governador e pré-candidato tucano a presidente, Geraldo Alckmin também foi “contaminado” pelo escândalo.

Reportar Erro