Combate à corrupção

Após hostilidades, Aragão dá poderes à PF para autorizar diárias e passagens

Para delegados, medida agiliza e protege sigilo de operações especiais

acessibilidade:

O ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão delegou competência ao diretor geral da Polícia Federal para autorizar a concessão de diárias e passagens no país um dia antes de todo o governo Dilma Rousseff ser afastado. Não deixa de ser fato notável, após ele hostilizar e ameaçar a corporação com retaliações, no âmbito da Lava Jato.

Para os delegados da PF, a medida representa importante avanço porque pode dar mais agilidade às operações de combate à corrupção, driblando a burocracia que marca esse tipo de expediente. Os delegados também consideram que o sigilo das missões especiais fica protegido porque o planejamento estratégico que inclui deslocamentos de efetivos numerosos não sairá dos limites da corporação.

A autorização está prevista na Portaria 573, de 11 de maio, que é extensiva ao comando da Polícia Rodoviária Federal. Assim como a PF, a Rodoviária Federal é atrelada ao Ministério da Justiça.

“Esta medida representa um grande avanço”, avalia a delegada da PF Tânia Fernanda Prado Pereira, diretora regional em São Paulo da Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). Trata-se de um pleito. É uma conquista da ADPF, consistente na proteção do sigilo das operações policiais, além de garantir a eficiência da própria administração pública, tornando mais célere o procedimento para a realização de missões policiais”, afirmou.

Reportar Erro