Era golpe mesmo

Exército tailandês decreta lei marcial e toma o poder

Militares da Tailândia promovem 12º golpe militar em menos de um século

acessibilidade:

O Exército tailandês anunciou nesta quinta-feira (22) um novo golpe de Estado durante um informe de televisão à nação, realizado pelo chefe do Estado Maior, Prayuth Chan-ocha.

Os militares “tomaram o poder para restabelecer a ordem e promover reformas políticas”, disse Prayuth durante o anúncio do 12º desde 1932. O pronunciamento foi feito ao final do segundo encontro com as principais lideranças políticas tailandesas em um conjunto militar da capital Bangkok. O local foi cercado por soldados poucos minutos antes da proclamação do golpe. Na terça-feira (20), o Exército decretou lei marcial e censurou os meios de comunicação, mas negou veementemente de que se tratava de um golpe.

A crise política na Tailândia começou há seis meses com manifestações e atos violentos que culminaram com ao menos 28 mortos e uma centena de feridos nos últimos dias. A primeira-ministra tailandesa, Yingluck Shinawatra foi destituída há duas semanas acusada de abuso de poder pela Corte Institucional, naquele que foi considerado por seus apoiadores como “golpe judiciário”.

Desde novembro de 2013 a Tailândia é palco de protestos que pede a “extirpação do regime de Shinawatra” e nas últimas semanas o Exército havia ameaçado intervir “com toda a força” se a crise não fosse superada. O último golpe de Estado ocorreu em 2006, quando o então primeiro-ministro, o controverso Thaksin Shinawatra, irmão da ex-premier Yiugluck, foi derrubado. Ansa

Reportar Erro