Espionagem Americana

Após cancelar viagem, Dilma é destaque na imprensa por 'esnobar Obama'

acessibilidade:

Os principais jornais do mundo destacaram nesta quarta-feira (19) a decisão da presidenta Dilma Rousseff de cancelar a viagem que faria aos Estados Unidos por conta das denúncias de espionagem no Brasil.

O britânico The Guardian chegou a dizer que ela “esnobou Barack Obama?. “Ela foi a única líder estrangeira neste ano a ser convidada para um jantar de Estado na Casa Branca, e executivos planejavam usar a visita para assinar acordos de exploração de petróleo e de vendas de jatos de combate”, completou.

Já o  espanhol El País afirmou que a decisão favorece o governo de Dilma, dentro e fora do país. “A audácia da presidente brasileira (…) tem dois lados claros: uma de política internacional e outra de política interna. E, em ambas, Rousseff parece ter marcado um gol para o Brasil”, escreveu a publicação. “Com essa série de exigências, Rousseff passa a ser a primeira presidente brasileira que soube impor sua autoridade ao líder da primeira potência mundial”, completou.

O jornal francês Le Monde também deu destaque ao fato e incluiu a informação de que a notícia não foi bem recebida pela Casa Branca. Já os americanos Washington Post e The New York Times avaliaram que a decisão prejudica o Brasil economicamente.

Reportar Erro