Apagão 2013

Toda Região Nordeste está sem energia

Os nove estados que formam o Nordeste estão sem energia desde as 15h

acessibilidade:

Os nove estados que formam a região Nordeste estão sem energia. A queda de luz iniciou-se às 15h08 desta quarta-feira (28) e afeta consumidores do Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Piauí,  Alagoas, Bahia e Ceará reclamam no escuro. A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) confirmou há pouco a queda de energia em todo o Nordeste. Até o próprio site da Chesf está fora do ar.

A assessoria do grupo Neoenergia, responsável pelas companhias de energia elétrica do Rio Grande do Norte (Cosern), da Bahia (Coelba) e de Pernambuco (Celpe) informou que ainda estava averiguando a extensão do problema nos três estados, mas o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) seria o responsável por comentar o que provocou o apagão.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o metrô está parado na Região Metropolitana do Recife.

Histórico rotineiro — O Brasil viveu entre 2001 e 2002, durante governo de Fernando Henrique Cardoso, uma das piores crises de fornecimento e distribuição de energia do país. Durante a Crise do Apagão, praticamente todos os estados brasileiros foram afetados com quedas constantes de energia, ficando completamente no escuro.

No final do ano passado, um apagão atingiu municípios de ao menos seis estados do país, deixando, só no Rio de Janeiro e São Paulo, 2,7 milhões de consumidores sem luz. O apagão foi causado por um problema na hidrelétrica de Itumbiara, em Goiás, de propriedade de Furnas. Esse havia sido o sexto apagão daquele ano.

Mais informações em instantes.

Reportar Erro