Ela venceu

Angela Merkel tem vitória histórica, com 42,5% dos votos

Com 42,5% dos votos, Angela Merkel ganha eleição na Alemanha

acessibilidade:

A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, venceu neste domingo (22) as eleições no país e, agora, poderá se aproximar da primeira maioria absoluta no Parlamento em meio século. Isso significa que o povo alemão apoia a liderança firme de Merkel diante da crise do euro.

Merkel faz parte de um bloco conservador, que é formado pela União Democrata Cristã (CDU) e a União Social Cristã Bávara (CSU), e garantiu 42,5% dos votos. Com o fechamento das urnas, a Alemanha presencia o resultado mais forte desde 1990, ano da unificação. Se Angela conseguir conquistar 304 das 606 cadeiras da Bundestag (Parlamento alemão), ela poderá governar sozinha – sem precisar se aliar à oposição social-democrata (SPD), algo que não ocorre desde 1957. “Juntos, faremos tudo nos próximos quatro anos para voltar a fazer deles anos de sucesso para a Alemanha”, disse Merkel assim que a vitória foi anunciada.

Física de formação, Merkel é a terceira pessoa a conquistar um terceiro mandato na História da Alemanha, depois de Adenauer e Helmut Kohl, o pai da unificação alemã. O mandato dela vai até  2017, quando se tornará  a líder europeia mais longeva no poder.

Reportar Erro