TUCANO LIDERA

Anastasia lidera disputa pelo governo de Minas Gerais, diz pesquisa

Senador também bateria Pimentel e Lacerda em eventual 2º turno

acessibilidade:

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo instituto Paraná Pesquisas aponta o senador mineiro Antônio Anastasia (PSDB) na liderança das intenções de votos para o Governo de Minas Gerais com 25,9% da preferência do eleitor, seguido pelo atual governador Fernando Pimentel (PT), que pontuou 19,9%, no levantamento que apresentou aos entrevistados uma lista dos possíveis pré-candidatos.

O ex-prefeito de Belo Horizonte (MG), Márcio Lacerda (PSB), ficou na terceira colocação, com 11,3% da preferência dos mineiros consultados na pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º MG-09497/2018, que ouviu 1.850 eleitores de 85 municípios, entre 18 e 23 de maio.

Os demais pré-candidatos pontuaram da seguinte forma: Dinis Pinheiro, 4,3%; Sara Azevedo, 4%; Rodrigo Pacheco, 3,7%; Antônio Andrade, 2,8%; João Batista Mares Guia, 2,2%, e Romeu Zema, 1,9%. Outros 17,8% responderam que não votariam em nenhuma das opções. E 6,2% não sabem em quem votar.

Anastasia também vence na simulação de outros dois cenários estimulados, pontuando 27,3%, no Cenário 2 (sem Diniz Pinheiro e Antônio Andrade no páreo); e 28,1%, no Cenário 3 (sem Diniz, Andrade e Rodrigo Pacheco). Pimentel repete a segunda colocação, nos Cenários 2 e 3, com 20,8% e 21,2%, respectivamente. E Márcio Lacerda salta para 12,1% e 12,5%, nos respectivos cenários.

A pesquisa também mediu o potencial eleitoral dos quatro primeiros colocados, tendo o governador Fernando Pimentel e Rodrigo Pacheco obtido as maiores rejeições dos eleitores entrevistado. Veja:

 

 

2º TURNO

No levantamento sobre um eventual 2º turno, o Paraná Pesquisas trouxe três cenários para a escolha do eleitor, considerando o potencial dos três primeiros colocados.

Se as eleições fossem hoje, o senador Anastasia venceria com 42,5% de intenções de votos, contra 34,5% do atual governador Pimentel.

A diferença aumentaria para 44,2% em favor de uma eventual vitória do senador tucano, se houvesse um duelo com o ex-prefeito de BH, Márcio Lacerda, que pontuou 30,9% neste cenário.

Já Pimentel venceria com 38,5% um eventual segundo turno com Lacerda, que obteve 33,8% das intenções de voto, neste cenário em que ficou registrado um empate técnico.

Veja:

O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Reportar Erro