Enrolation

Análise do processo contra Cunha fica para a semana que vem

Sessão do Congresso forçou encerramento da reunião no Conselho de Ética

acessibilidade:

O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo (PSD-BA), encerrou a reunião desta quarta (2) que iria analisar o relatório do deputado Fausto Pinato (PRB-SP) sobre a representação contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), devido à realização de Sessão do Congresso e marcou a continuidade dos trabalhos para a próxima terça (8). Araújo cogitou marcar nova reunião para amanhã, mas desistiu da ideia ao perceber que não haveria quórum para iniciar a sessão.

O deputado Manoel Júnior (PMDB-PB) contestou a decisão ao considerar que o presidente estaria deliberando, o que não poderia ocorrer com a sessão do Congresso em andamento, mas Araújo rebateu. “A prerrogativa de convocar é minha, então não é deliberação. Eu apenas estou sondando aos senhores se vai ter presença ou não”.

O processo contra o presidente da Câmara era o terceiro item da pauta e só poderia ser votado hoje se houvesse a inversão de pauta. O presidente explicou que a análise de duas outras representações: contra Alberto Fraga (DEM-DF) e outra contra Chico Alencar (Psol-RJ) estão na frente e não poderia haver inversão de pauta, pois para isso é necessário deliberação do colegiado.

O presidente do Conselho de Ética marcou para amanhã a apresentação dos relatórios preliminares, pelo arquivamento, das representações contra Fraga e Alencar.

Reportar Erro