'Pibinho' europeu

Alta de 0,3% no PIB da União Europeia é a primeira em quase dois anos

acessibilidade:

Depois de seis trimestres de queda, o crescimento de 0,3% no Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia (UE) e zona do euro no segundo trimestre de 2013 superou as expectativas de analistas econômicos. Entretanto, de acordo com o Escritório de Estatística da União Europeia (Eurostat), houve uma queda de -1,1% em relação ao mesmo período de 2012 para a zona do euro e de -0,7% para a UE.

O melhor desempenho entre os países ficou com a alta de 1,1% do PIB de Portugal e o pior foi o de Chipre com -1,4%. Alemanha (0,7%), República Tcheca (0,7%), Finlândia (0,7%), Reino Unido (0,6%), Lituânia (0,6%) e França (0,5%) tiveram resultados positivos, mas Itália (-0,2%), Países Baixos (-0,2%), Suécia (-0,1%), Espanha (-0,1%) e Bulgária (-0,1%) apresentaram retração econômica.

O comissário europeu para Assuntos Econômicos, Olli Rehn, afirmou em nota que existem ?sinais tímidos? de crescimento, mas que apesar de animadores, os resultados do trimestre não permitem um relaxamento. “O caminho ainda é longo e com grandes obstáculos?, explicou.

Reportar Erro