Visita oficial

Aloysio recebe em Brasília chanceler italiano Angelino Alfano

Itália é o 2º maior parceiro comercial do Brasil na Europa

acessibilidade:

O ministro Aloysio Nunes (Relações Exteriores) receberá nesta quinta-feira (22), em Brasília, seu homólogo italiano Angelino Alfano, dando sequência a encontro ocorrido em Roma, em novembro do ano passado. Cresceu 7,05% em 2017, comparado a 2016, o intercâmbio comercial entre os dois países, que alcançou US$ 7,5 bilhões.

Os chanceleres discutirão os principais temas da agenda bilateral, em particular comércio, investimentos, cooperação em ciência e tecnologia, cultura e educação, além de temas regionais e globais, como as negociações do Acordo de Associação Mercosul-União Europeia e o apoio italiano ao pleito brasileiro para ingresso na OCDE.

Espera-se que Alfano também reitere a expectativa do governo da Itália na obtenção da extradição do terrorista Cesar Battisti, foragido da Justiça daquele país desde sua condenação à prisão perpétua por quatro assassinatos.

A Itália é o nono parceiro comercial do Brasil – segundo entre os europeus. Estima-se que existam mais de mil empresas italianas no Brasil, com destaque para os setores automotivo, de energia, telefonia, alimentos e fabricação de máquinas e equipamentos.

Brasil e Itália mantêm parceria estratégica desde 2010. Além das relações políticas e econômicas, os dois países possuem laços históricos. Cerca de 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos e existem significativas comunidades de brasileiros residentes na Itália e de italianos residentes no Brasil.

Reportar Erro