O Papa é do povo

Peças produzidas em Alagoas, para uso do Papa, têm a marca da simplicidade

Alagoanas produziram peças que o papa Francisco usa no Brasil

acessibilidade:

 

A arquiteta e designer Humberta Farias, em parceria com  uma das estilistas mais festejadas da atualidade, Martha Medeiros, foi escolhida para confeccionar  as peças de cama, mesa e banho que servirão ao Papa Francisco durante sua permanência no Brasil. Ambas alagoanas, com escritório em Maceió, têm suas criações baseadas no artesanato e na moda produzida em Alagoas.

Em entrevista ao Diário do Poder, Humberta Farias lembrou seus 30 anos de experiência, e elogiou a colega Martha, que, segundo ela, trabalha a renda como ninguém. “Nossas peças possuem como matéria prima e fonte de inspirações, as rendas nordestinas, na sua maioria feitas por pequenas comunidades situadas nas cidades que margeiam o Rio são Francisco, sertão de Alagoas”, ressaltou.

A arquiteta informou ainda, que foram contactadas por Silvia de Aquino, voluntária que coordena a vinda do Papa ao Brasil, para desenvolver as  peças. “Nosso design contemporâneo muito lhe agradava tanto pela estética como também por ter uma  linguagem brasileira. Encaramos o desafio de fazer peças especiais para o Papa Francisco como uma grande Honra, um momento bastante especial”, declarou. Questionada se houve alguma recomendação especial, ela afirmou que foi pedido simplicidade em todos os aspectos.

As peças confeccionadas foram toalhas, colchas, almofadas e guardanapos de renascença e peças em prata, junto com a técnica de fundição da renda em resina. Segundo Humberta, a peça ícone é uma floreira com encrustação do desenho de  renda na prata. “Essa floreira tem um significado simbólico, 12 furos e mais um central, representando os  apóstolos e Cristo”, explicou. A peça será utilizada no almoço que o papa oferecerá a 12 jovens na próxima sexta (26) . Na ocasião, terão 12 rosas brancas e uma amarela central, simbolizando a cor do Vaticano. “Fizemos também prato para bolo de rolo, bandejas, bombonieres, pratos com rendas em relevo, jarras, faqueiros, além das lembranças que o papa presenteará aos jovens”, informou Humberta, lembrando que o quarto do Papa  foi montado dentro do completo espírito Franciscano, “com uma simplicidade monástica”.

Reportar Erro