Na lista sêxtupla

Alagoano disputa vaga de desembargador do TRF5 de Recife

Luciano Guimarães Mata disputa vaga do ministro Marcelo Navarro

acessibilidade:

Com experiência de mais de duas décadas na advocacia, o alagoano Luciano Guimarães Mata pode se tornar o novo desembargador federal na composição do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), do Recife-PE. O advogado alagoano é um dos seis nomes indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para pleitear o cargo vago há quase um ano, desde a posse do ministro Marcelo Navarro no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Especialista em Direito Público, o candidato a desembargador federal do TRF5 Luciano Guimarães Mata tem currículo de 21 anos de advocacia e 18 anos de professor e palestrante na área do Direito e Processo Eleitoral; quatro biênios como desembargador eleitoral (dois como substituto e dois como titular) no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL); diretor da Escola Judiciaria Eleitoral (EJE) do TRE de Alagoas, por três anos; primeiro Presidente do Colégio de Dirigentes das EJEs (CODEJE); membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (IBRADE), além de ser membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Politico (ABRADEP).

Depois de o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) definir, em 23 de agosto, que uma das indicações da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deve preencher a vaga deixada pelo ministro Marcelo Navarro, seis advogados nordestinos aguardam que o Pleno do TRF5 se reúna e defina a lista tríplice que será encaminhada ao presidente da República Michel Temer, que fará a escolha. O Ministério Público Federal (MPF) também pleiteava a indicação da vaga.

Na fase atual, o advogado alagoano Luciano Guimarães Mata concorre com os seguintes outros candidatos indicados pela OAB: Harrison Targino, da Paraíba; Silvana Guerra Barreto, de Pernambuco; Juvenal Souza, de Sergipe; Leonardo Carvalho, do Ceará, e Verlano Queiroz, do Rio Grande do Norte.

Reportar Erro