Senadores vão à Venezuela

Agripino: objetivo de viagem é mostrar a posição contrária da oposição

Senadores brasileiros vão à Venezuela nesta quinta-feira

acessibilidade:

O presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), disse que um dos principais objetivos da viagem de senadores brasileiros à Venezuela, nesta quinta-feira (18), é mostrar a posição contrária da oposição no Congresso Nacional ao governo antidemocrático de Nicolás Maduro. Além de Agripino, a viagem contará com a presença dos senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Aloysio Nunes (PSDB-SP), Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES) – nomes até agora confirmados.

“O Brasil é um país líder na América Latina e, como tal, tem a obrigação de se posicionar, como o Democratas sempre fez, contra a violação dos direitos humanos e contra a liberdade de expressão que ocorre na Venezuela”, frisou o parlamentar pelo Rio Grande do Norte. “Está passando da hora de o governo brasileiro ser mais enérgico contra as perseguições políticas praticadas pelo governo Maduro”, acrescentou.

O senador disse ainda que o Democratas sempre se mostrou contrário ao governo antidemocrático venezuelano. Agripino lembrou que, em 2011, recebeu em seu gabinete, em Brasília (DF), o líder opositor Leopoldo López, preso há mais de um ano acusado de incitar a violência nos protestos contra o governo daquele país. Agripino também ressaltou que o DEM votou contra o ingresso da Venezuela no Mercosul por considerar que o país não cumpre as cláusulas democráticas.

“Essa crítica do Democratas em relação ao então regime de Chávez, e agora de Maduro, não é de hoje. Há quatro anos recebi em meu gabinete o líder opositor Leopoldo López, perseguido por suas posições contrárias ao regime venezuelano. Também votamos contra a entrada do país no Mercosul por ele claramente romper com a liberdade de pensamento e de expressão. Logo, essa nossa postura não é de hoje”, frisou o parlamentar.

Diante da ausência de resposta da Venezuela ao pedido para que um avião militar brasileiro pouse em Caracas levando a comitiva de senadores, Agripino afirmou que os parlamentares deverão fretar um voo para chegar ao país. “O Parlamento brasileiro tem o dever de mostrar que é contra as perseguições políticas na Venezuela e é isso que vamos fazer nesta viagem”, acrescentou.

Reportar Erro