Arapongagem

Agência americana NSA também espionou negócios da Petrobras

Arapongagem pode ter dado vantagem competitiva a empresas americanas

acessibilidade:

O governo dos Estados Unidos espionaram a estatal brasileira Petrobras, segundo novos documentos revelados pelo ex-analista da NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) Edward Snowden, atualmente exilado na Rússia. A informação, divulgada neste domingo (9) no programa ?Fantástico?, da Rede Globo, confirma suspeita da área de inteligência do governo brasileiro, revelada no dia 14 passado, em primeira mão, na coluna do jornalista Claudio Humberto, que é publicada no portal Diário do Poder e reproduzida em 43 jornais de 26 estados.

A suspeita de que um dos alvos da espionagem dos Estados Unidos eram os planos brasileiros para a exploração do pré-sal provocou a indignação da presidenta Dilma Rousseff e foi dita claramente ao então embaixador norte-americano em Brasília, Thomas Shannon, que, é claro, negou que isso fosse verdade.

Até o caso ser revelado em14 de agosto, o governo brasileiro trabalhava apenas com a hipótese, tornada pública, de ?monitoramento? de cidadãos brasileiros e da própria presidenta Dilma, como se verificaria depois.

O documento prova que, ao contrário do que a própria NSA havia informado ao jornal Washington Post, a agência norte-americana faz, sim, espionagem de empresas. Os documentos mostra que a NSA quebrou os códigos e grampeou os endereços IP da Petrobras, violando os sistemas de segurança da informação da estatal.

Reportar Erro