Em memória do estadista

África do Sul dedica dia de orações para homenagear Mandela

A semana de homenagens culminará com o funeral no próximo domingo

acessibilidade:

Em memória ao grande estadista Nelson Mandela, que morreu na última quinta (5), a África do Sul celebra neste domingo o Dia Nacional de Oração e Reflexão, com atos religiosos em igrejas, sinagogas, mesquitas e templos de todo o país.

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, pediu apoio ao evento para homenagear o ex-líder, símbolo mundial da luta contra o regime racista do apartheid. “Enquanto estamos de luto, deveríamos cantar também alto com nossas vozes, dançar e fazer o que queiramos para celebrar a vida deste revolucionário excepcional que manteve o espírito da liberdade vivo e nos conduziu a uma nova sociedade”, disse Zuma.

O dia de oração marca o início de uma agitada semana que culminará com o funeral, no dia 15, na cidade de Qunu (sudeste do país), onde  Madiba, como Mandela era conhecido,  passou sua infância. O evento contará com a presença de líderes mundiais como o presidente Barack Obama (EUA) e a presidente Dilma Rousseff, além dos ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

Reportar Erro