Cadê a diplomacia

Aécio: governo Dilma teve atitude 'deplorável sob todos os aspectos'

Aécio chama atuação do governo no caso do senador boliviano de 'míope'

acessibilidade:

O senador e quase-candidato à Presidência, Aécio Neves (PSDB-MG) escreveu nota em repúdio ao papel desempenhado pelo Itamaraty no caso da transferência do senador boliviano, Roger Pinto Molina. Aécio afirma que a atitude do governo Dilma foi ?deplorável, sob todos os aspectos? e condenou a ?execração pública? do diplomata, Eduardo Saboia, que acompanhou Molina até o Brasil.

Na nota, o mineiro acusa o governo petista de adotar ?uma visão apequenada, míope e distorcida? do papel a ser desempenhado pelo Brasil na diplomacia mundial. De acordo com Aécio, Saboia merece solidariedade, pois ?agiu movido pelos mais elevados valores morais, por razões humanitárias e em defesa da dignidade humana? e com o objetivo de proporcionar asilo efetivo ao senador boliviano.

Por outro lado, o tucano criticou duramente a atuação do governo da presidente Dilma por ?submeter-se às imposições do governo Evo Morales? e jamais atuar, efetivamente, ?para solucionar o impasse diplomático e garantir ao senador Molina a concessão do salvo-conduto?. Aécio disse que o episódio em torno de Molina é ?apenas mais um de um triste retrospecto?. Ele lembrou a desapropriação das instalações da Petrobras na Bolívia, em 2006, a deportação ?em tempo recorde? dos boxeadores cubanos nos jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, ?afagos ao governo iraniano? e a ?sanção imposta ao Paraguai após a deposição de Fernando Lugo da presidência do país?,

A nota termina recriminando a ?condescendência com que, sob orientação petista, nossa diplomacia trata o regime cubano e o bolivarianismo da Venezuela?, além de condenar ?de forma veemente a opção escolhida pelo governo brasileiro por curvar-se a interesses menores, não condizentes com nossas melhores tradições diplomáticas?.

Reportar Erro