Câmara de Comércio

Aécio diz que é preciso ‘flexibilizar amarras’ do Mercosul

Presidenciável quer flexibilizar Mercosul para liberar acordos

acessibilidade:

O senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB a presidente da República, foi o primeiro a participar do ciclo de debates com presidenciáveis da Câmara Americana de Comércio (Amcham), na sexta-feira (16). O tucano recebeu a agenda da entidade com propostas para a competitividade do país e disse que ?há uma clara convergência? entre o que a Amcham propõe e o que ele tem apresentado ao público.

As propostas foram apresentadas na abertura do evento pelo CEO da Amcham, Gabriel Rico. Elas enfatizam três aspectos para a competitividade: melhoria do ambiente de negócios, inserção na cadeia global de valor e aumento da produtividade. Confira todos os detalhes clicando aqui.

Entre as propostas da Amcham que citou, Aécio afirmou que, se vencer as eleições em outubro, vai flexibilizar o acordo com o Mercosul para que o país possa fazer acordos de comércio com outros parceiros, em negociações independentes do bloco sul-americano.

?Temos que ter a coragem de flexibilizar as amarras do Mercosul para que nós possamos nos permitir a fazer acordos bilaterais que permitam vantagens que o Brasil não vem tendo hoje a partir dos acordos firmados com o Mercosul. Avançar de forma clara na busca da construção de acordo com os EUA e União Europeia deve ser uma obsessão para o futuro governo do Brasil?, disse.

Reforma tributária

Ele também detalhou o que pretende fazer em relação a propostas como a redução do gasto público e a reforma tributária. ?Faria até pelo simbolismo dessa medida, no primeiro dia de governo, um corte em metade desses ministérios e criaria apenas uma secretaria extraordinária para, num prazo de seis meses, apresentar e votar no congresso nacional uma profunda simplificação do nosso sistema tributário?, afirmou.

Entre outros pontos da agenda da Amcham, o tucano ainda abordou financiamento à inovação, estímulo às parcerias público-privadas, e investimentos na qualificação de mão-de-obra e no ensino médio, como incentivos fiscais às empresas que qualificarem funcionários.

?Se vencermos, ao longo do tempo vamos voltar a discutir essas propostas e montar um cronograma claro do que pode ser feito em pouco tempo e a médio e longo prazo?, disse, se dirigindo ao CEO da Amcham, Gabriel Rico. Amcham

Reportar Erro