Nem lá nem cá

Advogado da Itália: Pizzolato não será extraditado

Esta é a aposta do advogado do Estado italiano no caso Cesare Battisti

acessibilidade:

henrique pizzolattoO criminalista Nabor Bulhões, advogado do Estado italiano no processo de extradição do terrorista Cesare Battisti, não acredita que a Itália mande de volta o mensaleiro Henrique Pizzolato. Para Bulhões, que conhece a legislação daquele país, o meliante condenado a 12 anos de cadeia pelo Supremo Tribunal Federal deve responder na Itália apenas pelo crime de falsidade ideológica, por usar passaporte do irmão morto.

A Constituição da Itália proíbe a extradição de nacionais, e Pizzolato tem cidadania italiana. Isso poderá garantir sua permanência por lá.

Itália deve aplicar o princípio da reciprocidade, diz Nabor Bulhões, após o governo Lula afrontar aquele país para proteger Cesare Battisti.

Pizzolato foi preso porque havia um mandado internacional de captura expedido pela Interpol Brasil, e não a pedido do governo brasileiro.

O oposição torce por uma vingança ?maledeta? da Itália, extraditando o ?cumpanheiro? Pizzolato para constranger o governo petista do Brasil. Leia mais na Coluna Cláudio Humberto

Reportar Erro