Obituário

Adib Jatene morre de infarto aos 85 anos em São Paulo

Médico respeitado, ele foi ministro da Saúde dos governos Collor e FHC

acessibilidade:

O médico e ex-ministro da Saúde Adib Jatene faleceu de infarto agudo do miocárdioa os 85 anos de idade, nesta sexta (14), no Hospital do Coração, em São Paulo, e o velório se realiza no anfiteatro do hospital neste sábado (15).

Em 22 de setembro deste ano ele havia sido internado também após sofrer um infarto. Em maio de 2012, o médico já havia sido internado com dores no peito e passado por um cateterismo. No procedimento, foi colocado nele um stent (prótese metálica para a desobstrução de artérias).

Jatene era diretor-geral do HCor e um dos pioneiros da cirurgia do coração no Brasil. Ele deixa quatro filhos ? os também médicos Ieda, Marcelo e Fábio, além da arquiteta Iara ? e a mulher Aurice Biscegli Jatene.

Ele foi secretário estadual da Saúde de São Paulo, no governo de Paulo Maluf, e duas vezes  ministro, nnos governos de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso, quando criou a Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), para ajudar a financiar a saúde brasileira.

Reportar Erro