Atenção motoirista

Neste dia 1º já é obrigatório o uso de extintores ABC

Nem todos os motoristas terão que adquirir o novo extintor, os carros fabricados desde 2005 já saem de fábrica com o modelo ABC

acessibilidade:

A determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), sobre o uso de extintores de incêndio do modelo ABC, entra em vigor a partir desta quinta-feira (1) em todo território nacional. Nela estão incluídos os carros de passeio, utilitários, caminhonetes, caminhões, tratores, ônibus, micro-ônibus, triciclos de cabine fechada e reboques.

O condutor que for pego sem o novo equipamento será punido, de acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, a multa prevista para quem conduzir veículo sem equipamento obrigatório se caracteriza como infração grava e a penalidade resultante é multa de R$ 127,69 além de perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Entretanto nem todos os motoristas terão que adquirir o novo extintor, os carros fabricados desde 2005 já saem de fábrica com o modelo ABC.

Os extintores do modelo ABC são considerados mais seguros, pois apagam todos os tipos de incêndios, combatendo a propagação do fogo em materiais sólidos, chamas originadas por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. Com validade de 5 anos, ao contrário do modelo BC, este não pode ser recarregado.

Reportar Erro