Eleições municipais

TSE se preparou para a guerra, mas fake news teve impacto mínimo, diz Barroso

Ele elogiou o papel da mídia regular e das redes sociais no combate a notícias falsas

acessibilidade:
O ministro Luis Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Roberto Barroso, afirmou nesta sexta-feira (13) que as “fake news” tiveram impacto mínimo na campanha municipal deste ano.

Mas ele disse que o TSE agiu contra esse fenômeno. “Nós nos preparamos para a guerra”, disse ele, mencionando os cuidados e as providências estabelecidas para impedir a difusão de notícias falsas.

Barroso destacou o papel dos veículos de comunicação regulares, checadores de notícias e o compromisso das redes sociais para impedir a disseminação de fake news, “robôs” e o disparo de mensagens.

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, no Jornal Gente, o presidente do TSE citou um trecho da música “Tempo Perdido”, da banda “Legião Urbana”, para explicar a instabilidade que atingiu o site do TSE nos últimos dias.

Ele citou os versos “Não tenho medo do escuro, mas deixe a luz acesa”, para contar que a falha acabou sendo resultado do temor com ataques cibernéticos, com sobrecarga no servidor. do tribunal. São dois servidores e um deles, de back-up, ficou como reserva do outro, que acabou sobrecarregando.

Luís Roberto Barroso voltou a defender as urnas eletrônicas, afirmando que é o melhor sistema para o Brasil.

Aos que ainda questionam a segurança do sistema, o ministro lembrou que os equipamentos não podem ser acessados pela internet.

As eleições de domingo para prefeito e vereador vão mobilizar quase 150 milhões de brasileiros em 5 mil 568 municípios.

Apesar da expressividade dos números, o resultado em todo o país será conhecido rapidamente, segundo o presidente do TSE.

Reportar Erro