Exteriores

Senado aprova indicação de José Dornelles para a embaixada do Brasil na Indonésia

Diplomata defendeu que o Brasil precisa se integrar mais às cadeias econômicas dinâmicas do sudeste asiático

acessibilidade:
Diplomata defendeu que o Brasil precisa se integrar mais às cadeias econômicas dinâmicas do sudeste asiático. Foto: Senado

Com 40 votos a favor, 1 contrário e 2 abstenções, o Plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (11) a indicação do diplomata José Amir da Costa Dornelles para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Indonésia. A aprovação da indicação será comunicada à Presidência da República.

O diplomata ingressou no Curso Preparatório para a Carreira Diplomática do Instituto Rio Branco em 1976 e se tornou terceiro-secretário em 1977. Dentre as funções desempenhadas por José Dornelles estão: assistente da Divisão de Política Comercial (1989-1991); assistente da Secretaria de Relações com o Congresso (1992-1993); conselheiro na embaixada em Caracas (1997-2001); ministro-conselheiro na Embaixada em Montevidéu (2006-2008); assessor e subchefe do Cerimonial (2008-2011); chefe de gabinete da Subsecretaria-Geral Política (2011-2013); embaixador em Dili, Timor-Leste (2013-2016); e, desde 2016, cônsul-geral em Assunção.

Durante a sabatina realizada em setembro, o diplomata sustentou que o Brasil precisa se integrar mais às cadeias econômicas dinâmicas do sudeste asiático, buscando aumentar as exportações e otimizar ganhos em uma das regiões que mais crescem de forma consistente em todo o mundo. Também ressaltou que os dois países possuem semelhanças em sua biodiversidade.

“A Indonésia tem a terceira maior floresta tropical do mundo, o que pode facilitar convênios com o Brasil. Isso também pode ser um fator de cooperação e de aproximação entre os países porque os problemas que nós temos aqui eles também têm lá da mesma natureza. Por ter essa cobertura de floresta tropical, eles têm uma grande biodiversidade e pode haver cooperação nessa área”, disse Dornelles à época.

Indonésia

Situada no Sudeste Asiático, a Indonésia é o maior estado arquipelágico do mundo, composto por mais de 17,5 mil ilhas situadas nos oceanos Índico e Pacífico. Com população superior a 264 milhões de habitantes, com cerca de 300 etnias, a Indonésia é o mais populoso país muçulmano do planeta.

A Indonésia conquistou sua independência em 1945, tendo sido colonizada pela Holanda e ocupada pelos japoneses, e viveu por mais de cinco décadas sob governos militares, até 1998, quando iniciou a transição para o regime democrático.

O país faz parte do G20 e é a 16ª maior economia mundial. Desde meados da década de 1980 vem buscando se destacar, tendo tomado a frente do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec) e sido um dos fundadores da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), em 1967.

Relações Bilaterais

As relações entre Brasil e Indonésia iniciaram-se em 1953 quando foi criada a embaixada brasileira em Jacarta. Nos últimos anos, houve trocas de visitas presidenciais e outras de alto nível.

Em 2009, ambos países adotaram o Plano de Ação de Parceria Estratégica, que prevê tópicos como comércio e investimentos; energias renováveis; defesa; mineração; políticas de inclusão social; cooperação acadêmica e educacional; cooperação científica e tecnológica; e temas no plano multilateral. Desde então as relações bilaterais alcançaram trajetória ascendente.

Os dois países possuem diversas semelhanças no que diz respeito à extensão de território, diversidade humana, social e de meio ambiente, o que faz com que detenham interesses comuns. Ambos também são países emergentes que devem cooperar para obtenção de maior participação e inserção nas principais discussões nos fóruns regionais e multilaterais e de governança global. (Agência Senado)

Reportar Erro