coleta de dna

Projeto do Ministério da Justiça ajuda famílias a encontrar entes desaparecidos

Lançamento da campanha ocorre na manhã desta terça-feira no Distrito Federal

acessibilidade:
Esse banco é um cadastro que reúne informações de todas as pessoas que desapareceram e são procuradas pelo Estado (Foto: TV Senado/Reprodução)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), nesta terça-feira (25), um projeto para auxiliar famílias na busca de pessoas desaparecidas. A Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas é inaugurada no Dia Internacional das Crianças Desaparecidas.

O projeto consiste na coleta de material genético de pessoas que possuam entes desaparecidos para integrar o Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG). A ação ocorre entre os dias 14 e 18 de junho em todos os estados e no Distrito Federal.

Para facilitar a possível identificação de um desaparecido, é aconselhável que familiares de primeiro grau doem o material genético, sendo: pai e mãe; filhos; e irmãos, nesta ordem preferencialmente.

Familiares também podem levar itens pessoais da pessoa desaparecida para a extração de DNA, como escova de dentes ou cabelo; óculos, aparelho ortodôntico; dente de leite; aparelho de barbear; aliança. Estas amostras deverão ser entregues nos pontos de coleta.

A campanha é desenvolvida pelo Ministério em parceria com as Secretarias de Segurança Pública, estas indicarão os pontos de coleta de cada estado. Estas informações estão listadas no site da pasta, disponível aqui.

 

 

Reportar Erro