Façanha

Cidade medieval de Óbidos, em Portugal, não registra um só caso de Covid-19

Não existe infectados por coronavírus entre os quase 12 mil habitantes de Óbidos

acessibilidade:
Óbidos fechou-se numa bolha protetora ainda antes de o país ficar de quarentena Foto: Diário de Notícias

A cidade medieval de Óbidos, em Portugal, conseguiu a façanha de manter os seus 11.722 habitantes livres de contágio. Segundo o presidente da Câmara Municipal, Humberto Marques, o “comportamento exemplar dos cidadãos” foi fundamental nesta conquista. No sistema parlamentarista de governo, como no caso de Portugal, o presidente da Câmara exerce as funções equivalente às de prefeito, no Brasil.

O trabalho no município teve início antes de Portugal entrar em quarentena, Marques explicou que toda antecipação de medidas, em conjunto com a postura dos empresários locais e da população ajudou muito na criação do que ele classificou como “bolha de proteção”.

A Câmara Municipal criou no dia 10 de março um grupo de trabalho, com várias entidades governamentais, que pode determinou as medidas normativas do estado de emergência. o trabalho foi coordenado pela delegada de saúde pública.

Desta forma foi possível evitar achega do vírus na cidade, com a antecipação sistemática. “Tomamos um conjunto de iniciativas, desde a restrição no atendimento dos serviços públicos até a um despacho da situação de alerta, onde decretei um conjunto de contingências e medidas de confinamento municipal. Procedemos também a uma ação muito forte de sensibilização e de informação, de grande proximidade e procurando resguardar as pessoas dos grupos de maior risco e começamos logo a perceber os resultados disso mesmo”, explica o vereador.

Humberto Marques explica que foi elaborado um dossiê com “trinta e tal medidas, umas de recomendação ao governo e outras de apoio ao município para deixar as pessoas com algum conforto para respeitarem integralmente as medidas de confinamento”.

Apesar de a cidade viver do turismo, recebia por dia cerca de 4 mil turistas do mundo todo, o fechamento para o setor turístico foi fundamental para que atualmente não exista registro de nenhum caso. Somente um cidadão, com quadro assintomático, foi detectado com coronavírus, mas já se recuperou.

Desta forma, Óbidos se estabeleceu como um dos 83 municípios portugueses que não estão na lista, de casos positivos de covid-19, da Direção-Geral da Saúde (DGS), de Portugal.(Com informações do jornal Diário de Notícias)

Reportar Erro