Epidemia

Coronavírus: China constrói hospital para mil leitos em apenas 6 dias

País está construindo um hospital com 1.000 leitos em seis dias

acessibilidade:

A China está construindo um hospital com 1.000 leitos em marchas forçadas para tratar pacientes infectados com um novo vírus que matou 26 pessoas, deixou centenas de doentes e causou o isolamento sem precedentes de várias cidades durante o feriado nacional mais importante do ano.

Na véspera do Ano Novo Lunar, o transporte foi suspenso na sexta-feira em mais de 10 cidades, com uma população total superior a 30 milhões de pessoas. As áreas afetadas são Wuhan, onde a doença estava concentrada, e várias cidades vizinhas na província central de Hubei.

A construção do novo centro hospitalar procura “resolver a insuficiência dos recursos médicos existentes”, disseram as autoridades de Wuhan na sexta-feira, acrescentando que o modelo do hospital Xiaotangshan, criado em 2003 em Pequim, continuará durante um surto de síndrome respiratória aguda grave ( SARS, por sua sigla em inglês).

O edifício, que será uma estrutura pré –  fabricada  localizada em um terreno de 25.000 metros quadrados, deve ser concluído em seis dias,  relata o  South China Morning Post.

Em 2003, as autoridades chinesas levantaram o hospital para a SARS do zero em apenas seis dias para tratar um surto de um vírus respiratório semelhante que se espalhou da China para mais de uma dúzia de países, causando cerca de 800 mortes. O centro tinha unidades de  isolamento individuais  que pareciam fileiras de pequenas cabanas.

No epicentro do surto, Wuhan, as ruas, os shopping centers e outros espaços públicos normalmente movimentados pareciam desertos no segundo dia de quarentena. O  uso de máscaras  era obrigatório em público e as imagens da cidade mostravam prateleiras vazias nos mercados, enquanto a população acumulava provisões para o que poderia ser um longo isolamento.

As estações de trem e metrô e o aeroporto permanecem fechados e a Polícia inspeciona os veículos que entram na cidade, mas não fecharam as estradas.

Doações de suprimentos médicos

Os hospitais da cidade lidam com uma avalanche de pacientes e a falta de suprimentos. Vídeos postados na internet mostram multidões de pessoas frenéticas com máscaras esperando na fila para exames. Alguns usuários da rede de microblog Weibo relataram que seus parentes tentaram obter um diagnóstico, mas foram rejeitados porque os centros médicos estavam em  plena capacidade .

Pelo menos oito hospitais de Wuhan solicitaram doações de máscaras, óculos, roupões e outros equipamentos de proteção, de acordo com avisos on-line.

O ‘Centro de Comando para Controle da Febre’ da cidade de Huanggang publicou um aviso no jornal Diário do Povo do estado alegando  suprimentos médicos, medicamentos e equipamentos de desinfecção . O texto esclareceu que, no momento, doações de países estrangeiros não seriam aceitas.

As autoridades tomaram precauções em todo o país. Na capital, Pequim, os principais  eventos públicos  foram cancelados por tempo indeterminado, incluindo feiras tradicionais em templos típicos das celebrações do Ano Novo Lunar. Dois importantes destinos turísticos, a  Cidade Proibida  e a  Disneylândia de Xangai  anunciaram seu fechamento indefinidamente a partir de sábado.

Outros casos em todo o mundo

O número de casos confirmados do novo coronavírus ultrapassou  800, com 26 mortes , disse a Comissão Nacional de Saúde, que confirmou as duas primeiras mortes fora da província central de Hubei.

A grande maioria das pessoas afetadas está dentro e ao redor de Wuhan, ou são pessoas relacionadas à cidade. Eles também relataram  casos  nos territórios chineses de Hong Kong e Macau, bem como  US , Japão, Coréia do Sul, Tailândia, Vietnã,  Cingapura , entre outros.

Muitos países inspecionam visitantes da China para detectar sintomas do vírus, que pode causar  febre, tosse, dificuldades respiratórias e pneumonia .

A Organização Mundial da Saúde não declarou uma emergência global, uma decisão que significaria mais fundos e recursos para combater a doença, (Com informações Albertonews)

Reportar Erro