Corrida ao Planalto

Três siglas iniciam nesta sexta convenções para definir candidatos à Presidência

Partidos têm até o dia 5 de agosto para aprovarem candidatos e até 15 de agosto para registrá-los no TSE

acessibilidade:
A maioria dos candidatos não informou, ou não tem compromissos de campanha Foto: EBC

O PDT, PSC e PCB são as primeiras três siglas a inciarem suas convenções partidárias para definição dos candidatos a presidente e vice-presidente da República. Os partidos têm até 5 de agosto para realizarem suas convenções e devem registrar os nomes dos escolhidos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 15 de agosto. PDT e PSC fazem as convenções em Brasília e o PCB, no Rio de Janeiro.

Os dois partidos já tem seus pré-candidatos. O PDT deve usar a convenção para confirmar o nome do Ciro Gomes para candidato ao Planalto, mas a vaga para vice ainda deve ficar indefinida. Ciro Gomes negocia alianças com DEM, PP, SD, PCdoB, entre outros. Já o PSC deve aprovar a candidatura de Paulo Rabello de Castro. O PCB não deve anunciar um candidato próprio para a eleição presidencial de outubro.

Neste momento, há 18 pré-candidatos, mas esse número já foi superior a 20 – alguns desistiram no meio do caminho, outros foram barrados pelos partidos políticos. Após a definição de cada partido, o número pode diminuir ainda mais, já que algumas siglas podem desistir de uma candidatura própria para apoiar chapas mais competitivas.

Cronograma

Neste sábado (21), mais quatro partidos abrem suas reuniões de decisão: PMN, Avante, PSOL e Patriota. Já o PSL inicia sua convenção neste domingo (22), no Rio de Janeiro. As convenções nacionais do PTB e PV, ambas em Brasília, só começam no dia 28 de julho. PSB se reúne no dia 30 de julho e o PCdoB, no dia 1º de agosto.

Estão marcadas para o dia 2 de agosto as reuniões do PP e do MDB. A maioria dos partidos, no entanto, deixaram suas convenções para 4 de agosto, perto do fim do prazo para a definição dos nomes: PT, PSDB, PR, Novo, Rede, PPS, PHS e Podemos. (Com informações da Agência Brasil)

Confira quais são os pré-candidatos a presidente da República:

– Aldo Rebelo (SD)
– Álvaro Dias (Podemos)
– Ciro Gomes (PDT)
– Geraldo Alckmin (PSDB)
– Guilherme Afif Domingos (PSD)
– Guilherme Boulos (PSOL)
– Henrique Meirelles (MDB)
– Jair Bolsonaro (PSL)
– João Amoêdo (Novo)
– João Vicente Goulart (PPL)
– José Maria Eymael (DC)
– Levy Fidelix (PRTB)
– Manuela D’Ávila (PCdoB)
– Marina Silva (Rede)
– Paulo Rabello de Castro (PSC)
– Rodrigo Maia (DEM)
– Vera Lúcia Salgado (PSTU)

Reportar Erro