A coordenadora da bancada federal de Alagoas no Congresso Nacional, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), enviou ontem (31) ofício ao presidente da República Jair Bolsonaro e ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a inclusão da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) no Comitê Nacional para Enfrentamento da Pandemia.
A deputada ressalta que os prefeitos são os grandes gestores do atendimento à saúde em meio à pandemia de covid-19 e responsáveis pela vacinação da população. E destaca que a CNM é voltada à representação político-institucional dos municípios junto ao Governo Federal, ao Congresso Nacional e ao fortalecimento da gestão municipal.
“Reforcei a urgência dessa necessidade de representação dos municípios no Comitê, tendo em vista os efeitos devastadores da interiorização da pandemia; os municípios estão lidando diretamente com os problemas, cada um com suas necessidades e precisam ter voz ativa no Comitê.”, ressaltou Tereza, por meio de sua assessoria de imprensa.
O comitê foi instituído pelo Decreto Nº 10.659 do dia 25 de março do corrente ano, em entendimento com a cúpula dos poderes da República.
Cabe ao colegiado discutir as medidas a serem tomadas, estudar e articular soluções para assuntos específicos relacionados com a pandemia sob a coordenação do Presidente da República com um grupo de trabalho composto pelo presidente do Senado Federal e pelo Presidente da Câmara dos Deputados. E atuará para fortalecer os atendimentos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando a assistência aos estados e municípios bem como o cronograma de vacinação.