Operação Acolhida

Temer é presentado com o Livro Pátria Mãe Gentil, sobre a migração venezuelana

O presente foi dado pelo ministro do Desenvolvimento Social Alberto Beltrame

acessibilidade:
A obra é um registro de imagens do processo de interiorização dos venezuelanos com 201 fotos Foto: Mauro Vieira/MDS

Em uma de suas últimas agendas oficias, o presidente da República Michel Temer recebeu, nesta sexta-feira (28), das mãos do ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame o Livro Pátria Mãe Gentil. A obra é um registro de imagens do processo de interiorização dos venezuelanos com 201 fotos de profissionais do Ministério do Desenvolvimento Social, ACNUR (Agência da ONU para refugiados), Presidência da República e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Para Beltrame o livro é o registro “sensível e humano, de todo o processo de migração de venezuelanos ao Brasil”, o ministro acredita que o acervo de fotos fica como um legado do Governo Temer, assim como de toda a sociedade brasileira  “a testemunhar o gesto de fraternidade, solidariedade e acolhimento com que recebemos aqueles que sofrem e buscam no Brasil uma nova vida, um novo sonho e um futuro melhor”.

O livro começou a ser produzido com fotos que revelam todas as etapas da missão humanitária Operação Acolhida, com imagens da chegada à fronteira dos refugiados venezuelanos, acolhida de centenas de famílias nos abrigos brasileiros, e o processo de interiorização que teve início em abril, levando os venezuelanos para outros estados e o trabalho de adaptação na comunidade local.

Até o momento, 3.602 venezuelanos já foram interiorizados para 31 municípios de 14 estados: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Reportar Erro