Caminho livre

STF rejeita ação para impedir indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixador

Decisão era prevista porque o STF já havia consagrado esse entendimento

acessibilidade:
Deputado Eduardo Bolsonaro - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou pedido do partido Cidadania para barrar a indicação do presidente Jair Bolsonaro para que seu filho, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), venha a ser embaixador do Brasil em Washington.

O Cidadania (antigo Partido Popular Socialista) entrou com um mandado de segurança coletivo no último dia 9 requerendo uma liminar para impedir a indicação de Eduardo para o cargo nos Estados Unidos.

A sigla argumentou que a condução do deputado para a embaixada carrega uma “clara ameaça de lesão ao direito líquido e certo da sociedade brasileira” e viola as normas sobre nepotismo.

A decisão do STF era esperada, como informouo jornalista Cláudio Humberto, colunista do Diário do Poder. O senador Eduardo Gomes (MDB-TO), por exemplo, lembrou que o STF adota prática semelhante, quando indica e aprova nomes de filhos de seus integrantes para compor o Tribunal Superior Eleitoral (STF), como no caso recente que resultou na nomeação do ministro Carlos Mário Veloso Filho para aquela corte eleitoral.

Reportar Erro