Licitações direcionadas

Servidor da Saúde do DF é preso em operação contra fraudes na rede pública

Enfermeiro e outros servidores são acusados de direcionar licitações em troca de propina e favorecimento pessoal

acessibilidade:
Foto: Reprodução.

Um servidor da Secretaria de Saúde do Distrito Federal foi preso na manhã desta terça (26), durante a Operação Checkout, que investiga fraudes na compra de macas e leitos para unidades da rede pública de saúde do DF.

Daniel Veras de Melo é enfermeiro e diretor do Centro de Saúde 11, na Asa Norte. Melo já ocupou o cargo de subsecretário de atenção à saúde e gerente de hotelaria da Secretaria de Saúde, durante o governo de Agnelo Queiroz (PT). O enfermeiro tem salário líquido de R$ 13 mil.

Segundo as investigações do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), os investigados na operação — que incluem ainda outros servidores da pasta e um empresário paulista — são suspeitos de participar de um esquema de direcionamento de licitação em troca de propina e favorecimentos pessoais.

O enfermeiro preso nesta terça e a esposa ganharam uma viagem com tudo pago para Orlando, nos Estados Unidos, da empresa Hospimental, que venceu uma licitação do governo do Distrito Federal.

São investigados os crimes de dispensa ilegal e fraude em licitação, emprego irregular de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), inserção de dados falsos em sistema de informações, corrupção passiva e ativa e associação criminosa.

Reportar Erro