Contagem continua

Senadores brasileiros comentam imbróglio nas eleições dos EUA

Eduardo Braga destacou as diferenças para o sistema eletrônico no Brasil, dos "mais avançados do mundo"

acessibilidade:
Contagem de votos continua na Filadélfia, Pensilvânia

Ainda pendente de confirmação, apesar da vantagem do candidato do Partido Democrata, Joe Biden, sobre o presidente Donald Trump, o resultado das eleições presidenciais dos Estados Unidos foi tema de comentários de senadores brasileiros nas redes sociais.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) comparou o sistema de votação brasileiro, que é totalmente automatizado, ao dos EUA, que está sujeito a grandes atrasos na apuração dos votos. O parlamentar comentou que “a expectativa com o resultado das eleições nos EUA só reforça: temos no Brasil um dos sistemas de votação e apuração mais avançados do mundo”.

Já o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) alertou para o risco da polarização partidária, representado pela indefinição eleitoral nos EUA: “A falta de diálogo e o respeito entre os democratas e republicanos elevou o nível de agressividade e pôs em xeque a ordem”, declarou Girão.

Depois de ver seu partido se apequenar e perder força inclusive no Nordeste, o senador Humberto Costa (PT-PE) publicou vídeo em que tenta fazer eventual derrota de Trump parecer uma derrota e humilhação do presidente Jair Bolsonaro, a quem chamou de “capacho” do americano. “Bye bye, Trump”, disse Costa fazendo uma versão inglesa do “tchau, querida” eternizado no impeachment de Dilma Rousseff (PT).

Para o presidente da Comissao de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a diplomacia brasileira deverá ter um papel fundamental no caso de vitória de Joe Biden, com quem Bolsonaro está menos alinhado. Para Trad, as relações comerciais do Brasil com os Estados Unidos “são muito maiores do que qualquer ideologia”.

Trad também listou temas que deverão estar na pauta a ser tratada pelo Itamaraty num eventual governo Biden como a Base de Alcântara e o novo pacto de livre comércio com os Estados Unidos. “Temos também a questão das vacinas contra a covid-19, que estão sendo desenvolvidas por laboratórios norte-americanos… Ou seja, não podemos perder o fio da meada e deixamos de nos relacionar bem com os americanos”, disse o senador.

Apuração 

Realizadas na última terça (3), as eleições para a Presidência e para o Legislativo dos Estados Unidos ganharam a atenção do mundo inteiro. A apuração dos votos continua. Favorito nas pesquisas, o ex-vice presidente Joe Biden se viu surpreendido pelo bom desempenho do atual presidente, Donald Trump, no início das apurações, ainda na noite de terça. Porém, a votação pelo correio, estimulada pelos Democratas em razão da pandemia, foi fundamental para Biden virar a contagem em vários dos estados mais disputados.

Nos Estados Unidos, o voto popular garante aos candidatos, em cada estado da Federação, um determinado número de delegados no Colégio Eleitoral. Ganha a disputa o candidato que obtiver pelo menos 270 delegados. (Com Agência Senado)

Reportar Erro