G20

Sem agenda oficial, Bolsonaro passeia e vai a churrascaria no Japão

Sob chuva, o presidente caminhou, visitou lojas e tirou foto com pessoas pelas ruas

acessibilidade:
O Japão é um dos países em que Bolsonaro teve votação superior a de Fernando Haddad Foto: Alan Santos / PR

Sem compromissos oficiais em seu primeiro dia em Osaka, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) passeou pelo comércio local e jantou em churrascaria brasileira nesta quinta-feira (27).

Bolsonaro deixou o hotel onde está hospedado para caminhar pelas ruas da cidade japonesa no fim da tarde, poucas horas depois de desembarcar no Japão, onde participará da reunião do G20 nestas sexta (28) e sábado (29).

Sob chuva, Bolsonaro caminhou, visitou lojas e tirou foto com pessoas pelas ruas, mas não fez compras. Na sequência, o presidente jantou em uma churrascaria brasileira acompanhado do general Augusto Heleno, ministro-chefe do GSI, do deputado Helio Bolsonaro (PSL-RJ) e de fotógrafos da Presidência.

Segundo Heleno, a escolha por jantar churrasco foi do presidente, que não gosta de comida japonesa. “Não, não gosta. Tem direito, né?”

O ministro disse que Bolsonaro quer apresentar no G20 “sua imagem correta”.

“Ele quer apresentar a imagem correta dele, que foi muito deturpada por uma imprensa que fazia questão de colocar o presidente como fascista até. Então ele quer mostrar a verdadeira face, que isso é ridículo. Chamar o nosso presidente de fascista é simplesmente ridículo. É uma falta até, de um mínimo, de análise”, afirmou.

De acordo com o chefe do GSI, essa imagem não se transforma da noite para o dia e nem com um discurso, mas ele acredita que a presença de Bolsonaro em eventos como G20 o ajuda.

“O aparecimento dele em eventos internacionais reunindo muitos países é a forma de ele mostrar qual é a intenção dele. Vai colocar muitas coisas aí do ponto de vista econômico para mostrar que a intenção do Brasil é ter o respeito mundial, é ter uma capacidade de fazer acordos multilaterais que sejam benéficos para o país, e ele mesmo tem dito que não vai aceitar determinadas recriminações ao Brasil, reprimendas”, afirmou.

O Japão é um dos países em que Bolsonaro teve votação superior a de seu adversário, o petista Fernando Haddad. O mandatário ganhou com folga em Tóquio, cidade onde há mais de dez mil eleitores registrados.

Ao todo, no exterior, o presidente obteve 70,98% dos cerca de 158 mil votos válidos no segundo turno, contra 29,02% do candidato do PT.

Bolsonaro chegou no início da tarde à Osaka e deu breve entrevista à imprensa, durante a qual demonstrou irritação e impaciência para responder as perguntas.

A agenda oficial do presidente começa na manhã desta sexta, com encontro com José Angel Gurría Treviño, secretário-geral da OCDE.

Na sequência, se reúne com o presidente do Banco Mundial, David Malpass, antes de participar de encontro dos líderes dos Brics, que antecede a abertura da cúpula do G20.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), um dos filhos do presidente, também passeou por Osaka, mas de metrô.

O parlamentar, que preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara, postou vídeos nas redes sociais em tom elogioso ao sistema de transporte público da cidade japonesa.

“Olha só a quantidade de metrô que tem. E isso tudo é só metrô”, disse, ao filmar o mapa da malha ferroviária de Osaka. Na sequência, comenta o fato de não haver roleta nas estações. “Outra coisa, a roleta não tem roleta, tá? A passagem é livre. Imagina implementar no Brasil um negócio desse?” E, por último, elogia a qualidade do estofado do metrô e o “silêncio dos caras”.(FolhaPress)

Reportar Erro