Símbolo de abandono

Sede do Comando do Exército na Esplanada está abandonada há três anos

Estimativa do governo é reformar prédio, mas desde 2016 isso não sai do papel

acessibilidade:
Estimativa do governo é reformar prédio e economizar até R$ 19,2 milhões com aluguéis pagos atualmente. Foto: André Brito/Diário do Poder

Fachada sem identificação.

Símbolo do abandono de prédios públicos federais, com cerca de 10.400 imóveis desocupados e abandonados, sem manutenção, o bloco O da Esplanada dos Ministérios, onde funcionava o Comando do Exército, está às moscas, sofrendo a ação do tempo desde 2016. Vidros quebrados, persianas e portas empenadas, além de ferrugem por todo lado são indícios clamorosos da necessidade de reforma, mas até agora isso não saiu do papel. O assunto é tema da Coluna Cláudio Humberto desta segunda-feira (8), no Diário do Poder.

Enquanto o Exército não utiliza o Bloco O, por falta de espaço cada bloco na Esplanada tem sido utilizado para abrigar vários ministérios. E ainda há outros ministérios que alugam prédios em outras áreas de Brasilia.

Situado no local mais nobre de Brasília, não há sequer uma estimativa do valor de aluguel ou venda dos 23.480 metros quadrados do edifício.

Questionado, o Ministério da Economia disse que a “análise do projeto de reforma” está em curso, mas não soube estimar quanto será gasto.

Até no lado de fora se percebem as infiltrações e o estado geral de abandono do prédio em plena Esplanada dos Ministérios.

 

Reportar Erro