Alfinetada

Criticado por Eduardo Bolsonaro, Maia vai à forra pedindo ‘desculpas’ à China

Ele repetiu o que todos sabem: coronavírus nasceu na China. Mas, como filho do presidente, não deveria

acessibilidade:
"Reunião" de Maia com embaixador chinês é apenas factoide de quem vai perder poder. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.

Alvo de críticas constantes dos filhos do presidente da República, incluindo o próprio deputado Eduardo Bolsonaro, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi à forra, pedindo desculpas à China, em suas redes sociais, em razão da acusação do parlamentar culpando aquele país pela pandemia de Covid-19.

O deputado não mentiu, afinal o coronavírus surgiu em território chinês, com epicentro na província de Wuhan, mas quando é o filho do presidente da República quem afirma isso, o caso poderia ganhar contornos de incidente diplomático e motivou irritada reação do embaixador da China em Brasília.

Eduardo Bolsonaro comparou a pandemia do coronavírus ao acidente nuclear de Chernobil, na antiga União Soviética, e disse que, nos dois casos, as ditaduras omitiram informações que poderiam salvar vidas. De fato, a própria China puniu autoridades que depois confessariam haver omitido informações de modo favorecer a propagação da doença. Mas qualquer pessoa pode dizer isso, não um filho do presidente.

O incidente deu a Maia a oportunidade de alfinetar o governo, por meio do filho do presidente. “Em nome da Câmara dos Deputados, peço desculpas à China e ao embaixador pelas palavras irrefletidas do deputado Eduardo Bolsonaro. A atitude não condiz com a importância da parceria estratégica Brasil-China e com os ritos da diplomacia. Em nome de meus colegas, reitero os laços de fraternidade entre nossos dois países. Torço para que, em breve, possamos sair da atual crise ainda mais fortes”, disse.

Reportar Erro