7 de outubro

Resultado do primeiro turno das eleições estará disponível a partir das 19h

Eleições locais saem poucas horas após fim do pleito; resultado para Presidente depende do início da contagem dos votos no Acre

acessibilidade:

Por causa da tecnologia usada para a votação no Brasil, a apuração dos votos começa logo após o encerramento da votação, marcado para às 17h deste domingo (7). No primeiro turno das eleições deste ano, dia 7 de outubro, 147,3 milhões de pessoas vão às urnas escolher seis novos representantes da política.

O resultado das eleições locais sai em poucas horas. No entanto, o resultado para a Presidência será mais demorado, já que no Acre a contagem de votos iniciará às 19h no horário de Brasília, por causa da diferença de fuso horário de duas horas do estado em relação à capital.

O processo de apuração tem início na urna e fim no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): encerrada a votação, o mesário fecha a urna e imprime cinco vias do boletim com identificação da seção eleitoral e da urna; do número de eleitores na seção e resultado por legenda e candidato. Quem ainda estiver no colégio eleitoral nesse momento poderá ver o resultado ali mesmo. O mesário fixa uma das cópias desse boletim na porta da seção.

O cartão é então encaminhado ao cartório eleitoral e, de lá, os dados são enviados aos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) de cada região por meio de uma rede virtual privada da Justiça eleitoral. A apuração no exterior é feita da mesma forma.

O TSE é capaz de computar os dados e publicá-los em tempo real na internet e pelo aplicativo Resultados. Mesmo com a rapidez, o Tribunal tem três dias após a contagem final dos votos para divulgar o resultado das eleições em seu site. (Com informações da FolhaPress)

Reportar Erro