Nova Previdência

Relator ganha direito a café da manhã tranquilo, após quinta-feira infernal

Substitutivo de Samuel Moreira poderá ser votado na comissão no próximo dia 25

acessibilidade:
Samuel Moreira em café da manhã tranquilo no restaurante da Câmara, nesta sexta, o "day after" da apresentação do seu relatório - Foto: João Carlos da Silva.

Após uma quinta-feira (13) extenuante, quando se transformou no político mais assediado pelos holofotes no País, ao apresentar seu substitutivo ao projeto de reforma da Previdência, o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) ganhou o “direito”, na manhã desta sexta (14), a café da manhã tão solitário quanto tranquilo, no restaurante do décimo andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados.

O substitutivo do relator ainda precisa ser votado na comissão especial da reforma, o que poderá ocorrer no próximo dia 25, após os debates e as sessões previstas no regimento. Em seguida, o projeto seguirá para votação no plenário, o que poderá ocorrer até 18 de julho. São necessários os votos favoráveis de três quintos (308) do total de parlamentares no plenário das duas cadas (308 votos na Câmara e 49 no Senado), em dois turnos de votação.

O presidente da comissão especial, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), esclareceu que o acordo com a oposição, na fase de debates da reforma, é só quanto a procedimentos para a não obstrução. Segundo ele, não há compromisso com datas de votação. Ele afirmou que marcaria três reuniões na última semana de junho para tentar votar a proposta.

“É um acordo em que a oposição não fará a obstrução tradicional apresentando requerimentos de inversão de pauta ou de leitura de ata, que é absolutamente legítima do ponto de vista regimental; mas, em contrapartida, serão garantidas todas as inscrições sem requerimento de encerramento dos debates.”

As inscrições para discussão podem ser feitas até terça-feira (18). Até o momento já são mais de 140 inscritos.

Reportar Erro