Presidente da sigla

PTB realiza convenção distrital com chapa única nesta quarta

Partido busca a recondução da deputada distrital Jaqueline Silva ao mandato de presidente da sigla

acessibilidade:
Montevidéu - República Oriental do Uruguai, 18/12/2018) Presidente da República, Michel Temer, posa para Fotografia Oficial com os demais Chefes de Estado do MERCOSUL. Foto: Cesar Itiberê/PR

O PTB realiza nesta quarta (8) a convenção distrital para a eleição do presidente do partido no Distrito Federal. A sigla terá chapa única para recondução da deputada distrital Jaqueline Silva ao mandato de presidente por quatro anos.

Na convenção, que acontecerá no auditório da Câmara Legislativa, o partido deve contar com a presença do governador Ibaneis Rocha (MDB) e do presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson.

Eleições 2018

Nas eleições do ano passado, o PTB-DF elegeu Jaqueline Silva como deputada distrital, que só assumiu o cargo após um imbróglio na Justiça Eleitoral. Em um primeiro momento, o registro de Jaqueline foi negado após o entendimento de que a candidatura não teria sido registada dentro do prazo legal de seis meses antes das eleições.

No entanto, no dia da cerimônia de diplomação dos eleitos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por 6 votos a 1 que Jaqueline poderá assumir o cargo para qual foi eleita com 13 mil votos.

Segundo o relator do caso no tribunal, o ministro Og Fernandes, Jaqueline aparecia como filiada o PTB desde 4 de abril, de acordo com um documento protocolado no sistema do próprio TSE; e determinou que a agora distrital não deveria ser punida por um erro de sua sigla.

Jaqueline assumiu a cadeira de Telma Rufino (Pros), que chegou a ser diplomada antes da decisão do TSE. Rufino acabou voltando à Câmara Legislativa após o Delegado Fernando Fernandes (Pros) ser licenciado do cargo para assumir a Administração Regional de Ceilândia.

Reportar Erro