Futuro ministro

Presidente do TRF-4 assina exoneração do juiz Sérgio Moro

Até então responsável pela Lava Jato em Curitiba, Moro comandará Ministério da Justiça no governo Bolsonaro

acessibilidade:

A exoneração de Sérgio Moro do cargo de juiz federal foi assinada nesta sexta (16) pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o desembargador federal Thompson Flores. O ato tem vigência a partir da próxima segunda (19).

Moro deixa o cargo de juiz para assumir o superministério da Justiça, a partir do ano que vem, no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). A pasta irá incluir a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional de Segurança, além da Controladoria-Geral da União (CGU) e Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

O ex-juiz estava de férias desde o dia 5 de novembro, quando afirmou que iria pedir a exoneração apenas próximo a sua posse como ministro, em janeiro de 2019.

Com a exoneração de Moro, titular da 13ª Vara Federal de Curitiba e responsável pelos processos da Operação Lava Jato, as ações devem continuar a ser comandadas temporariamente pela juíza substituta Gabriela Hardt.

Com a oficialização da saída do juiz do cargo, o edital para o concurso interno entre magistrados da Justiça Federal da 4ª Região deve ser publicado em breve. O processo de substituição deve ter duração de cerca de um mês. O candidato deve ser escolhido de acordo com o critério da antiguidade.

Reportar Erro