Reforma tributária

Presidente do Senado garante: CPMF ‘não está na pauta’ da reforma tributáia

Davi Alcolumbre nega que a reforma tributária vai recriar o imposto sobre movimentações financeiras

acessibilidade:
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), garantiu nesta quarta-feira (21) que a criação de um imposto sobre movimentações financeiras nos moldes da extinta CPMF “não está na pauta” da reforma tributária. A ideia chegou a ser pronunciada publicamente pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como o antigo tributo extinto em 2007.

O Senado discute com o Poder Executivo e a Câmara dos Deputados a elaboração de uma proposta unificada de reforma tributária. Na terça-feira (20), o ministro Guedes participou no Senado da reunião de líderes, quando, segundo Alcolumbre, não se discutiu a criação de novos impostos no âmbito do texto. Ele lembrou que o presidente da República, Jair Bolsonaro, se posicionou contra a ideia.

“O que nós discutimos foi única e exclusivamente simplificar e desburocratizar a questão tributária. Não podemos falar de uma opinião emitida pelo ministro. Até porque o presidente se manifestou contra. Como [Guedes] é ministro do governo, acho que ele vai encaminhar uma matéria em consenso com o presidente” disse Alcolumbre. (Com informações da Agência Senado).

Reportar Erro