Governo do DF

Presidente da CEB descarta risco de rompimento na barragem do Lago Paranoá

Entretanto, como medida de segurança o trânsito de veículos pesados será proibido no local

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Comportas abertas: 46 metros cúbicos de água por segundo Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edilson Garcia garantiu nesta terça-feira (29) que está descartado qualquer risco de rompimento da barragem do Paranoá.

Ele esteve no Palácio do Buriti, onde apresentou ao governador Ibaneis Rocha o laudo técnico, realizado pela CEB juntamente com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). “O laudo diz que a barragem está normal, que ela tem um nível de risco B”.

Depois da tragédia em Brumadinho (MG), com o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, o governador do DF, juntamente com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-DF), solicitou a vistoria no local.

Garcia enfatizou que Ibaneis ficou tranquilo ao ver o laudo técnico, que foi realizado com base em uma legislação federal, sob a fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEL).

De acordo com o presidente da CEB, algumas medidas serão tomadas como forma de precaução: haverá reforma nas pistas, com correção de fissuras, impermeabilização e o recapeamento das vias, expectativa é que as obras sejam concluídas em 30 dias. Também ficará proibido o trânsito de caminhões e veículos de carga pesada. Entretanto, os veículos de passeio e ônibus, podem  transitar no local, porém com a velocidade reduzida para 40 km/h.

Garcia também falou sobre outras medidas preventivas de segurança. “Vamos ampliar o número de sirenes (de alerta de risco), produzir folders e desenvolver um trabalho educacional com os moradores orientando-os sobre rotas de fuga, proteção e plano de emergência, no caso de algum sinistro”, informou.

Cabe ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) determinar o início das novas regras, assim como seu fim. Não está definido, se as mudanças serão definitivas, ou não.

A barragem do Paranoá foi construída no ano de 1950, sendo que, originalmente a pista sobre a barragem, não foi construída para ser uma rodovia.

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