Relações próximas

Presidente Bolsonaro vai realizar visita oficial aos Estados Unidos em março

A última visita de um presidente brasileiro aos EUA foi em 2015

acessibilidade:
Presidente da República, Jair Bolsonaro durante audiência com Mike Pompeo, Secretário de Estado dos EUA. Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro vai realizar uma visita oficial aos Estados Unidos, em março deste ano. Os detalhes sobre a viagem ainda vão ser acertados, mas a visita já foi confirmada a autoridades do Departamento de Estado norte-americano, como apurou o Diário do Poder.

Bolsonaro tem se aproximado do governo dos EUA desde a eleição, quando elogiava algumas medidas da administração Donald Trump. O Secretario de Estado dos EUA, Mike Pompeo, esteve na posse do brasileiro. Após a visita do secretário, no dia 2 de janeiro, o presidente chegou a dizer que “Brasil e EUA deixaram de ser inimigos” após assumir o cargo. Seu filho Eduardo Bolsonaro também fez visita a Washington após as eleições para estreitar o relacionamento entre os dois países.

É uma tradição de presidentes brasileiros realizar uma visita oficial aos EUA, que é um dos principais parceiros comerciais do Brasil. Fernando Henrique Cardoso visitou Bill Clinton, então presidente dos EUA, em abril de 1995 e voltou ao país outras sete vezes. Lula realizou uma visita em 2002, após ser eleito presidente, mas antes mesmo de tomar posse. Nos seus mandatos, visitou os EUA 12 vezes. Dilma foi quem menos prestigiou os Estados Unidos, mas fez duas visitas oficiais a Barack Obama antes do escândalo de espionagem dos EUA, que culminou com o cancelamento da terceira visita oficial, em 2013.

Reportar Erro