Ancine

Presidente Bolsonaro demite diretor-presidente da Ancine, após acusação do MPF

Ex-diretor-presidente da agência do cinema responde a processo na Justiça

acessibilidade:
Ex-presidente da Ancine, Christian de Castro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro demitiu, na noite desta sexta-feira (30), o diretor-presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Christian de Castro Oliveira. Segundo o decreto assinado pelo presidente e pelo ministro Osmar Terra (Cidadania), publicado no Diário Oficial da União (DOU), o afastamento decorre de decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro.

O Ministério Público Federal afirma que em 2017 Christian Oliveira e outros dois funcionários da agência acessaram sistemas da Ancine e repassaram informações sigilosas a um sócio de Christian. As informações teriam sido utilizadas pelo grupo para caluniar dois outros diretores da agência, enviando informações à imprensa que eles sabiam ser falsas.

O MPF afirma que as notas acusavam os diretores de desvio de recursos da agência, continham adjetivos pejorativos e ofenderam a honra e a reputação dos diretores. A decisão judicial informa também que o grupo teria cometido o crime de denunciação caluniosa ao montar uma denúncia contra diretores e enviá-la de forma anônima ao MP.

Para o lugar de Castro, foi nomeado Alex Braga Muniz como “substituto eventual”, que exercerá a função “durante as ausências eventuais e impedimentos do titular”, que tinha mandato até 2021.

Reportar Erro