Morre pela boca

PIS/Cofins: declaração de Guardia provocou a derrota do governo

Câmara reagiu a condição que ele impôs ao expurgo da Cide

acessibilidade:
Fala do ministro levou a exclusão do PIS/Cofins dos combustíveis.

Uma declaração do ministro Eduardo Guardia (Fazenda) levou a Câmara a incluir o expurgo do PIS/Cofins do preço dos combustíveis no projeto de origem do governo reonerando a folha de pagamento das empresas. Guardia irritou sobretudo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quando condicionou o fim da Cide (imposto dos combustíveis) à aprovação da reoneração. Maia devolveu: “Pois só votamos depois que a Cide for zerada. Ou incluímos o PIS/Confins no projeto”. Incluiu. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Com o governo atônito com os caminhoneiros, ninguém apareceu para apagar o incêndio e o PIS/Cofins acabou excluído do preço do diesel.

“O problema deles, na Fazenda, é que não percebem ou não ligam para os efeitos de suas decisões junto à população”, desabafou Maia.

De nada adiantou argumentar que o ministro Guardia é inexperiente em política: a Câmara foi à forra contra um governo muito enfraquecido.

Basta um decreto do governo para excluir a Cide. No caso PIS/Cofins, que reduzirá o diesel em 14%, somente através de lei.

Reportar Erro