Operação Capitu

PF prende Joesley e vice-governador por esquema de corrupção na Agricultura

PF prende 19, incluindo Joesley, o vice-governasor de MG o lobista Saud

acessibilidade:
Joesley Batista e vice-governador de MG, Antônio Andrade, são alvos de operação da PF. (Fotos: Agência Brasil)

O executivo da JBS Joesley Batista e o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade (MDB), foram presos na manhã desta sexta (9) no âmbito da Operação Capitu, da Polícia Federal, que investiga um esquema de corrupção no Ministério da Agricultura.

Também foram presos o deputado João Magalhães (MDB-MG), o executivo Demilton de Castro e Ricardo Saud, que atuava como lobista da JBS. Os agentes cumprem 63 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão temporária em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Mato Grosso e no Distrito Federal.

De acordo com as investigações, um esquema de pagamento de propina pela JBS dentro da Agricultura beneficiaria políticos do MDB em troca de benefícios para as empresas do grupo. À época, o vice-governador de Minas Gerais ocupava o cargo de ministro da pasta, durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

A operação é baseada na delação de Lúcio Funaro. Joesley Batista também revelou, durante delação premiada à Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2017, que atuou com o ex-deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ) e Lúcio Funaro em esquema de corrupção no Ministério da Agricultura para favorecer as empresas. (Com informações da Agência Brasil)

Reportar Erro