CPI da Pandemia

Pazuello informa contato com infectados por covid-19 e depoimento deve ser adiado

Ex-ministro da Saúde era aguardado na CPI da Pandemia nesta quarta-feira; ele disse que teve contato com dois coronéis que tiveram teste positivo

acessibilidade:
Ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Foto: Marcos Corrêa/PR

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello comunicou à CPI da Pandemia que não participará presencialmente da sessão prevista para esta quarta-feira, 5. Segundo o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), Pazuello disse que teve contato com dois coronéis no fim de semana que tiveram a confirmação do diagnóstico para a Covid-19. Pazuello já foi infectado pelo coronavírus.

A comissão deve deliberar, ainda nesta terça-feira, 4, se o general poderá prestar depoimento de forma virtual – esta hipótese é defendida por Omar Aziz. O presidente articula para que o depoimento do também ex-ministro Nelson Teich, marcada para a tarde desta terça, seja remarcada para o dia seguinte, em substituição a Pazuello.

Pazuello era o depoimento mais aguardado pelos membros da CPI e sua fala preocupa o Palácio do Planalto.

O ex-ministro chegou a anunciar no final de outubro a compra da vacina Coronavac pelo governo federal. A informação era de que o governo negociava a aquisição de 46 milhões de doses, e que seria editada uma nova medida provisória para disponibilizar o crédito orçamentário de R$ 2,6 bilhões. Porém, no dia seguinte, o presidente Jair Bolsonaro desautorizou o então ministro da Saúde e suspendeu a compra do produto desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac com o Instituto Butantan, de São Paulo.

Pazuello foi demitido em março. Ele foi o terceiro ministro da Saúde desde o começo da pandemia, há um ano e dois meses.

Antes dele, assumirama pasta os ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.

Reportar Erro