Gestão Bolsonaro

Paulo Guedes cogita ex-ministro Joaquim Levy para a presidência do BNDES

Nome ainda precisa ser analisado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro; ligação com governo do PT pode pesar na decisão

acessibilidade:
Ex-presidente do BNDES se negou a abrir dados de empréstimos e pagamentos do banco. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Liderada pelo futuro ministro Paulo Guedes, a equipe econômica do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) avalia a possibilidade do economista Joaquim Levy assumir a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).

A tendência é que o nome considerado por Guedes aceite o convite. No entanto, a futura nomeação ainda precisa passar pela avaliação de Bolsonaro e sua equipe política. O fato de Levy ter sido ministro da Fazenda no governo Dilma Rousseff (PT) pode pesar na decisão final.

Levy é engenheiro naval e PhD em economia pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. O economista era diretor do Bradesco até ser convidado para assumir a Fazenda, em 2014. Joaquim Levy foi substituído um ano depois por Nelson Barbosa. Atualmente, ele é diretor financeiro do Banco Mundial.

Mais nomes

O futuro ministro da Economia do governo Bolsonaro tem manifestado ainda o desejo de manter três nomes da gestão Temer no próximo governo: Ana Paula Vescovi, atual secretária-executiva do Ministério da Fazenda, ficaria com a presidência da Caixa Econômica Federal; o atual secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, seria mantido também na área econômica; e Ivan Monteiro continuaria na presidência da Petrobras.

No entanto, não há confirmação de que nenhum dos convites tenham sido aceitos. (Com informações da FolhaPress)

Reportar Erro