'Discurso populista'

“Passar fome no Brasil é uma grande mentira”, afirma presidente Jair Bolsonaro

Presidente justificou dizendo que não há nas ruas pessoas com "físico esquelético"

acessibilidade:
Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante café da manhã com Jornalistas. Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que é uma grande mentira que brasileiros passem fome, durante um café da manhã com jornalistas de veículos estrangeiros na manhã desta sexta (19). Segundo o presidente, esse é um discurso populista.

Ainda de acordo com Bolsonaro, não há nas ruas do Brasil pessoas com “físico esquelético”. O assunto foi abordado por um jornalista, que falou a respeito do aumento da pobreza e da fome no país.

O presidente falou também que o solo brasileiro é “rico para praticamente qualquer plantio” e voltou a falar sobre o que chama de “psicose ambiental”, termo usado por ele nesta sexta para caracterizar a legislação ambiental brasileira.

“É só as autoridades políticas não atrapalharem o nosso povo e essas franjas de miséria por si só acabam no Brasil, porque nosso solo é muito rico para tudo o que você possa imaginar”, declarou.

Mapa da Fome

Desde 1990, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação — FAO na sigla em inglês — divulga o Mapa da Fome no mundo. Para não estar nesse levantamento, o país precisa ter menos de 5% da população ingerindo menos calorias do que o recomendado.

O Brasil esteve no mapa até 2013, registrando no ano seguinte o índice de 3%. No entanto, o risco do país voltar ao Mapa da Fome cresce a cada ano, devido ao crescimento da pobreza no país nos últimos anos.

Segundo a Síntese de Indicadores Sociais (SIS), do IBGE, entre 2016 e 2017, a pobreza da população cresceu de 25,7% para 26,5%. Os extremamente pobres — que vivem com menos de R$ 140 mensais, pela definição do Banco Mundial — passaram de 6,6%, em 2016, para 7,4%, em 2017.

Os alertas da ONU em relação à volta do país ao Mapa da Fome acontecem desde o ano passado. O motivo é o baixo crescimento econômico que o Brasil enfrenta. O avanço de setores mais conservadores também é apontado pela FAO como um fator contribuinte.

Mundialmente, um relatório da ONU aponta que uma pessoa a cada 10 passou fome no ano passado. Total chega a 2 bilhões ou 26,4% da população mundial. Desde 2015, a taxa de prevalência de desnutrição parou de cair e manteve-se em 11% a níveis globais.

Reportar Erro