Decisão do MEC

Parlamentares do DF assinam documento contra corte de verbas na UnB

MEC anunciou corte de 30% na verba de todas as universidades e institutos federais

acessibilidade:
A reitora da universidade, Márcia Abrahão Moura celebrou a decisão no Twitter

Parlamentares do Distrito Federal, sob iniciativa do deputado distrital Fábio Felix (PSOL), assinaram um documento contra o corte de verba de 30% anunciado pelo Ministério da Educação em universidades e institutos federais brasileiros – medida que atingirá a Universidade de Brasília (UnB).

Até agora, o documento já conta com a assinatura de 16 deputados distritais, cinco deputados federais e uma senadora do Distrito Federal (confira os nomes abaixo).

A carta destaca a excelência acadêmica da UnB, que tem nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) do próprio MEC e é a 8ª melhor universidade brasileira, segundo o Times Higher Education (THE) de 2019. O THE é uma organização britânica que acompanha o desempenho de instituições de ensino superior em todos os países do mundo.

“Esses resultados só puderam ser obtidos porque a Universidade tem garantidas as liberdades de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”, afirmaram os parlamentares.

Ainda segundo o documento, é indevido usar a “gestão do orçamento para constranger atividades intelectuais e formativas de qualquer espectro ideológico, que são essenciais para a construção do ambiente plural e diverso que necessitam os acadêmicos”.

A carta pede ainda que o governo federal esclareça os motivos pela qual a UnB foi uma das escolhidas para sofrer o corte. Na primeira decisão do MEC, apenas três universidades passariam pela redução de verbas – UnB, UFBA e UFF –, sem que os motivos fossem explicados.

Ao jornal Estado de S.Paulo, o ministro Abraham Weintraub comentou que terão verbas reduzidas universidades que estiverem fazendo “balbúrdia”, em vez de promover melhoria no desempenho acadêmico. Mais tarde, o MEC afirmou que o corte atingiria todas as universidades e institutos federais.

Confira os nomes dos parlamentares que assinaram o documento:

Deputados distritais

– Fábio Felix (PSOL);
– Arlete Sampaio (PT);
– Chico Vigilante (PT);
– Cláudio Abrantes (PDT);
– Reginaldo Veras (PDT);
– Rafael Prudente (MDB);
– Hermeto (MDB);
– Daniel Donizet (PSDB);
– Leandro Grass (Rede);
– Eduardo Pedrosa (PTC);
– Iolando Almeida (PSC);
– Jaqueline Silva (PTB);
– Jorge Vianna (Podemos);
– Reginaldo Sardinha (Avante);
– Valdelino Barcelos (PP);
– Telma Rufino (PROS).

Deputados federais

– Érika Kokay (PT);
– Paula Belmonte (Cidadania);
– Flávia Arruda (PR);
– Júlio César (PRB);
– Israel Batista (PV);
– Celina Leão (PP).

Senadora

– Leila Barros (PSB)

Reportar Erro