Alta histórica na Bolsa

Para Maia, privatização da Eletrobras vai garantir mais recursos para investimentos

Papéis da companhia sobem mais de 12% e atingem máxima histórica nesta quarta-feira

acessibilidade:
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Foto: Luis Macedo/Ag. Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou nesta quarta-feira (21) que a privatização da Eletrobras vai garantir mais recursos para investimentos no País. Segundo ele, os recursos que o governo é obrigado a colocar na estatal poderiam ser investidos na revitalização do São Francisco, em projetos sociais ou em infraestrutura, por exemplo.

Maia participou de reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e diversos líderes partidários para debater a situação do orçamento público brasileiro e a capacidade de investimento do Estado brasileiro.

Maia disse que vai se empenhar para que a Câmara autorize a privatização da Eletrobras. Ele quer mostrar aos parlamentares que os recursos do sistema estão sendo retirados da saúde, da educação e de outras áreas importantes.

“Se o setor privado está disposto a colocar dinheiro no setor elétrico e no setor de saneamento, por que a gente criar obstáculos e problemas para o setor privado? Temos que ter uma regulação forte que obrigue os investimentos das empresas privadas nessas áreas e que a gente possa avançar”, disse Rodrigo Maia.

O presidente da Câmara informou ainda que a equipe econômica e os parlamentares devem se reunir novamente para tentar construir um texto que facilite sua tramitação na Casa e acelerar a privatização da Eletrobras.

“Queremos que os deputados compreendam que o setor vai investir, e parte dos recursos vão ser destinados aos estados da região”, afirmou.

Por volta das 13h02, os papéis ordinários (com direito a voto) da companhia sobem 13,3%, a R$ 45,38. Os preferenciais têm alta de 11%, a R$ 44,70. O Ibovespa sobe 1,35%, a 100 mil pontos.

“É esperado que a privatização da Eletrobras seja realizada ou nos moldes propostos no governo Temer, com uma capitalização e depois privatização ou mesmo com uma diluição da participação do governo em bolsa de valores, como foi feito com a BR Distribuidora. Em todo caso, a noticia é positiva para a estatal, que deve ter o seu processo de privatização finalizado no início de 2020”, afirma relatório da Guide Investimentos.

A companhia é uma das 17 estatais que o governo federal pretende privatizar este ano, segundo lista que circula entre empresários.

Reportar Erro